Vista pitoresca em Penha Longa, Autor desconhecido (1866)
(...) as sestas quentes, nas sombras da Penha Verde, ouvindo o rumor fresco e gotejante das águas que vão de pedra em pedra (...)
O Primo Basílio, Eça de Queirós
A minha filha de quinze anos começou hoje a ler O Primo Basílio, essa pérola do Eça que muito me divertiu a mim, quando o li, teria então a mesma idade que ela. Fiz-lhe a sugestão, dada a necessidade apresentada de fazer uma leitura para o Português lá da escola. Pareceu-me uma boa oportunidade para a iniciar no autor. Diga-se a verdade, ficou desde o início muito interessada. Muito curiosa acerca do retrato da época, do vocabulário, admirada com a ironia queirosiana, mas, sobretudo, algo fascinada com o recorte psicológico das personagens. Está cheia de dó da romântica Luísa, sem nada para fazer, coitada!, e estupefacta com a maldade (e infelicidade) da Juliana, que só tinha para mostrar de bonito, um pé. Realmente, o Eça era terrível! e nada deixava escapar.
No entanto, a dada altura, surpreendeu-me com esta pergunta inesperada: "Desde quando é que os maridos tratam as mulheres por filhas?!". É nestes momentos-chave que o elementar se revela complexo. Ainda por cima, não fui capaz de apontar com rigor uma data.
A imagem e a citação foram encontradas AQUI
A imagem e a citação foram encontradas AQUI
4 comentários:
Meu primeiro livro e oom Eça se aprende tanto!
Não sei quando... mas há maridos que tratam as mulheres como mães!
Bj
Sempre detestei tal. Homem que me chamasse filha, sem ser o meu pai, era automaticamente riscado. Pode parecer estranho mas um homem que chama filha, sem ser pai dela, cheira-me a ordinarice...
Não sei a resposta, mas diverti-me com a pergunta :)))
Beijinhos de parabéns :)
lol! bem visto, Manuela! Beijinhos e um Bom Ano Novo para si :))
Enviar um comentário