domingo, 30 de setembro de 2012

sinais dos tempos

é porque precisamos de instituições que é nosso dever lembrar o quanto muitas das nossas estão obsoletas. entre elas e a realidade começa a criar-se um fosso a caminho de se tornar intransponível. o desrespeito pelas instituições que observamos crescente neste nosso tempo já é um dado dos mais preocupantes. pior ainda é notar o quanto elas parecem insistir num modelo distante e zelosamente fechado. o lugar onde a potência facilmente passa a acto depois de congeminações das quais não se mostra nada a ninguém.
podemos sempre aligeirar o peso da responsabilidade institucional afirmando que o desrespeito nasce dos próprios cidadãos que são mal-comportados. enfrente-se o grave problema já que o respeito não é fruto de milagres. ele aprende-se e também se ensina sobretudo pelo exemplo. mas isto é educação e os tempos são de falta dela. e depois... não há certamente verba para acções de formação que creditem os topos da sociedade. pois não?

Sem comentários:

Regresso ao futuro

Muitas vezes, diz-se: nunca regresses a um lugar onde já foste feliz. Mas como não procurar todos os lugares que nos parecem compatíveis com...