segunda-feira, 23 de julho de 2012

viagem a Marte

A 5/6 de Agosto chega a Marte Curiosity ou Mars Science Laboratory (MSL). Depois de Spirit e de Opportunity, é a vez de mais uma fantástica máquina passear pelo planeta vermelho, agora para estudar a sua geologia e o seu clima, assim como para avaliar uma possível habitabilidade. Todos estes robots fazem parte da Mars Exploration Rover Mission. Entretanto, sabe-se que a entrada na atmosfera de Marte será um momento difícil, sendo que todos os cenários possíveis foram antecipados e calculados pelos responsáveis da missão. É neste sentido que se assinalam os 7 minutos críticos ("de terror") que vão condicionar esta aterragem, ainda há bem pouco tempo apenas possível na nossa imaginação. Mas... e se fosse uma missão tripulada por humanos? Por enquanto, não é de todo possível, mas fazem-se preparativos vários para aí chegar... um dia.
As diversas fases do actual empreendimento - a missão para levar Curiosity a Marte - são-nos apresentadas neste pequeno vídeo, no qual se reconstituem: o momento crítico da aterragem e também alguns dos trabalhos a realizar posteriormente.

2 comentários:

vbm disse...

Impressionante! e oxalá, a "amartagem" corra bem.

Obrigado,
pelo vídeo
e a notícia.

Ana Paula Sena disse...

Oxalá, Vasco! Vou fazer tudo por acompanhar o grande acontecimento...

Um abraço em tempo de férias, olhando Marte :)

Regresso ao futuro

Muitas vezes, diz-se: nunca regresses a um lugar onde já foste feliz. Mas como não procurar todos os lugares que nos parecem compatíveis com...