domingo, 28 de junho de 2009

Porque gosto de cinema

Chove lá fora, o tempo é incerto, o mundo está repleto de efémero, tudo parece acontecer demasiado depressa...
Mas algumas coisas ficam retidas na memória e no pensamento. Este foi um bom-dia-boa-noite, apenas porque vi um bom filme. Daqueles que têm uma história bem engendrada. Daqueles que deixam matéria para pensar. Daqueles que entretêm o tempo todo. Com dilemas éticos e hierarquias de valores. Com acção e suspense q. b.. Refiro-me a State of Play de Kevin Macdonald.



Um filme sobre a amizade e o companheirismo; sobre a competitividade, a ambição e a ética profissional. E também sobre isto: Há ainda um lugar para os jornais, no mundo actual? Vale a pena ter um jornal na mão, e ler o que ele contém? Pode bem dar-se este caso: o de ser um meio de comunicação insubstituível.



Gostei das interpretações todas, no seu conjunto muito equilibrado. Gostei da realização que nos apresenta um mundo nervoso, onde às vezes é preciso parar para pensar. Não é perfeito, claro. Mas é uma lufada de ar fresco, por entre tanto que se vê, sem que nada fique. Talvez passe despercebido entre a oferta actual das salas de cinema. O que será certamente lamentável. Eu anotei a referência AQUI.




Mais sobre o filme

e sobre a série da qual é adaptação


11 comentários:

CS disse...

Cara Ana Paula,

Obrigado por esta sugestão, que faz parte das coisas que distinguem este espaço.
Mas como teve a gentileza de me devolver o prémio, e foi no Fio de Ariadne que encontrei aquela peça única sobre o Kafka, tenho a maldade de a fazer voltar ao local do crime e ir ao Fio de Ariadne colocar esta distinção no post adequado. O que me permitirá descobrir mais sete sugestões suas. Está a ver a maldade?
Está aqui para dispor:
http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/06/premio-lemniscata.html
Carlos

Violeta disse...

Querida Ana Paula
Também gosto de cinema e, longe da confusão das salas de cinema fui ver Frost/Nixon. Hoje "ladrão de Bicicletas".bom domingo.

Rita Roquette de Vasconcellos disse...

Olá
Vi o filme a semana passada. Gostei mas achei a 'fórmula' do final um pouco rebuscada. Alimenta-nos a um certo ritmo e depois bruscamente quase a chegar ao final blum catrapum pam pam trás trás ...FIM

:-)

Good Sunday
Abraço
Rita V.

Ana Paula Sena disse...

Caro Carlos Santos,

é realmente uma grande maldade :) à qual darei seguimento...

Muito obrigada pela referência generosa ao Fio de Ariadne!

Violeta: sei que também gostas muito de cinema, e do bom. Tenho que ver os filmes que referes, e que estão em falta nos meus visionamentos. A lista é longa!
Bom domingo e um beijinho :)

Olá, Rita! É verdade, aquela parte final, de pum catrapum, é uma volta talvez desnecessária. Não foi o que mais gostei no enredo, mas, ainda assim, passei umas horas excelentes com o filme.

Bom domingo e um abraço também :)

Porcelain disse...

Eu adoro cinema... nem sempre foi assim, mas por vezes surgem na nossa vida pessoas especiais que despertam certos aspectos nossos que até aí permaneciam adormecidos... de forma que mal despertei, a verdade é que dou comigo tendo já um estilo de filme muito concreto... é aborrecido, porque auto-limito-me à partida... mas já no que se refere a outras artes também sou assim... gosto de filmes muito psicológicos e muito perturbadores... com abientes misteriosos que nos fazem saltar da cadeira :) State of Play parece-me conter alguns dos elementos que me agradam: dilemas éticos e hierarquias de valores... dependendo da forma como forem abordados, podem fascinar-me.

E se dizes que deixa matéria para pensar... Um filme chamado "ligações perigosas" seria sempre um filme que não me chamaria a atenção; o próprio ambiente não parece ser dos que mais me dizem (enfim, sou uma preconceituosa :P :D); mas certamente se se me atravessar no caminho não me passará despercebido :)

Beijinhos grandes e muito obrigada pela referência!!

Rita Roquette de Vasconcellos disse...

Boa semana de trabalho
bjs
Rita V.

mdsol disse...

Linda Ana Paula

Fica a sugestão registada
beijinho

:)))

Ricardo António Alves disse...

Tenho ido pouco ao cinema, nas últimas semanas. Este está-me debaixo d'olho.

Susn F. disse...

Gostei desta análise e fiquei curiosa com o filme.

Beijinhos

Unknown disse...

Nunca vi tal filme. E eu que digo que gosto de cinema...

Porcelain disse...

Definitivamente: eu sou uma preconceituosa. Dois ou três dias depois, surgiu a oportunidade e eu fui ver este filme... :) E adorei, simplesmente ADOREI! :D (ando a recomendar a toda a gente)

Lição nº1: nunca mais ser preconceituosa;

Lição nº2: estar sempre MUITO atenta às tuas sugestões, mas mesmo muito! :D

Que excelente filme, fui vê-lo pela tua referência,se não tivesses sido tu tinha perdido algo fantástico, de facto! :)

Beijinhos, obrigada!

Regresso ao futuro

Muitas vezes, diz-se: nunca regresses a um lugar onde já foste feliz. Mas como não procurar todos os lugares que nos parecem compatíveis com...