Não é tão labiríntico quanto O Código da Vinci. Em contrapartida, parece-me bastante mais credível.
«Levado pela minha desejosa vontade, vagueio para ver a grande cópia das várias e estranhas formas feitas pela natureza artificiosa, retorcendo-me ainda mais por entre os sombreados escolhos, cheguei à entrada de uma grande caverna, ante a qual, fiquei assaz estupefacto e ignorante de tal coisa, os meus rins dobrados em arco, e posada a mão cansada sobre o joelho, e com a direita fiz sombra às pestanas baixas e fechadas; e continuamente dobrando-me aqui e ali para ver se dentro se discernisse alguma coisa; e isto vetando-me a grande obscuridade que lá dentro havia.»
in Código Arundel, Leonardo da Vinci
13 comentários:
Também aplauso
...e era bonito :)
...o que o movia seria a paixão pelo Real?
Gostei muito. Tu e as tuas surpresas :)
Um beijo
terno
Olá Ana Paula
Para mim é emocionante esta publicação.
Vou deixar-lhe uma citação de Leonardo da Vinci que penso vir de encontro à ideia do texto aqui exposta:
"Um bom pintor tem dois principais objectivos para pintar, o homem e a intenção da sua alma; o primeiro é fácil, o último difícil, porque ele tem que representá-los pelas atitudes e movimentos dos membros. O conhecimento destes deve ser adquirido através da observação do mudo, porque os seus movimentos são mais naturais do que os de qualquer outra classe de pessoas."
Atendendo à técnica do óleo à maneira de Leonardo, em que reduziu as resinas, as pastas obtidas tornaram-se mais opacas, produzindo o efeito de obscuridade.
Disse ao princípio emocionante porque ainda intriga e desperta tanta curiosidade, após seis séculos.
Beijinhos
Isabel
fabuloso post, querida ana paula. adorei ler esta citação tão actual e ver o vídeo :) nunca tinha pensado que o resto de da vinci não era conhecido, mas de facto não era... e no entanto, pintou um dos rostos mais famosos da arte, a monalisa :) muito interessante reflectir sobre tudo isto, gostei imenso! um grande beijinho.
Sim, um post surpreendente! Como surpreendente também é Leonardo!
Muito bom!
:)))
Realmente, a estátua é parecida com o primeiro retrato; os outros dois, não tanto.
muito interessante, muito mesmo!
obrigada.
De facto, no programa do TedTalks encontram-se algumas coisas bem interessantes. Outras, nem tanto. Gosto de alguns programas pela sua vertente de divulgação científica, que me parece importante.
O que achei interessante, neste caso particular, foi o facto de o desenhador introduzir medições e técnicas de desenho de rostos para chegar às conclusões a que chegou. Eu sei pouco de desenho, mas acredito que algumas coincidências possam ser encontradas por quem domine a sua vertente técnica.
Claro, verdadeiramente fascinante continua a ser a figura de Leonardo da Vinci!!
Obrigada pela atenção :)
"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã."
Leonardo da Vinci.
De facto existem inúmeras opiniões acerca do verdadeiro rosto de da Vinci. Faz algum tempo passaram a biografia do artista, no Biography, e de facto existem outros inúmeros quadros no qual se pressupõe que o autor se tenha auto retratado
São mistérios da pequena história, que muito incentivam a imaginação dos escritores.
Bom post. Gostei muito do vídeo, estamos sempre a aprender.
Sempre incontornável
a forma e o conteúdo
o rosto nos espelhos
Fantástico...adorei, ver, saber... tudo!
Um homem fenomenal e ainda por cima belo!
Obrigada, Ana Paula
Aplaudo e aplaudo-te
Beijo
em azul
Tia Cat.
Achas que eu ia gostar de ler?
Chuac!_
Achei a exposição bastante credível.
Até pode ser fantasiosa, mas para mim foi convincente.
E achei espantoso como é que em 4 minutos se consegue convencer uma pessoa... notável.
Bom fim de semana,
Beijo.
Incrível, mesmo... se não estivesse sentada também teria ficado com os rins dobrados em arco e continuamente dobrando-me aqui e ali para ver se naqueles retratos se discerniam semelhanças!! :-D
Se foi assim ou não foi... talvez um dia possamos saber... até lá, restam as lógicas e as teorias mais científicas ou mais especulativas... :-)
Sou fascinada pela personagem de Leonardo da Vinci... acho que por ser tão completo e multifacetado... por ser um génio... mas sobretudo pela imensidão de questões que fez levantar ao seu redor... :-) E questões são coisas fantásticas, coisas que nos obrigam a mover-nos, que dão condimento à vida!! :-D
Enviar um comentário