sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Gaza

É impossível não me confrontar com o inferno que este lugar do mundo parece ser. Do que o mundo precisa é de paz. Mas é a guerra que o assola. Não sei (?) se o progresso tem que ser "escrito por linhas tão tortas". Mas estou certa de que escapar ao retrocesso implica obedecer a um imperativo: encontrar (urgentemente!) um caminho mais justo e humano.




A questão é por demais problemática e polémica. Difícil de resolver. Exige reflexão, mas também tomada de posição.
Estaremos todos de acordo quanto ao essencial da situação actual?! Os inocentes são inocentes e têm que ser salvaguardados das atrocidades que resultam de longos e complexos desentendimentos!
As imagens que nos obrigam à consciencialização, ainda que nem sempre totalmente reveladoras da dimensão da tragédia (deveriam sê-lo?, deveremos procurar o confronto com elas? : o que coloca a questão do pudor acerca das imagens, a da sua violência inerente e específica, à qual estamos sujeitos), são uma conquista da nossa civilização. Conseguimos obtê-las facilmente nesta nossa era, temos os meios técnicos e tecnológicos para as criar e divulgar. Mas... e os meios para impedir a guerra?! E os meios para proteger os inocentes nela envolvidos?!
Alguma vez esta questão será verdadeiramente resolvida?! Como é difícil o diálogo e a cooperação entre os povos!

Estas são algumas opiniões e conclusões que me pareceram interessantes (e suficientemente ponderadas) acerca deste conflito recorrente, e da muito dramática situação vivida no território da faixa de Gaza. Só lamento que o cansaço da guerra não tenha sido ainda suficiente, para evitar o actual estado das coisas...







Imagem: pesquisa do Google

4 comentários:

Violeta disse...

E o estado actual das coisas tem tantas vítima sinocentes, d emabos os lados. E tem a hipocrisia e os interesses na gueraa e tem tanta coisa injusta...
E os velhos e as crinaças...
às vezes penso que o planeta só fica bem, quando a espécie humana desaparecer...

Mié disse...

O que nos choca a todos, penso eu, são as mortes de vítimas inocentes e que são encaradas como danos colaterais, portante necessários.

A questão é problemática e polémica, concordo contigo, as posições dos políticos valem o que valem, a UE é o que é, se havia união de interesses que unia a Europa eram os que agora faliram. Ficou o vazio e a falta de crédito.
Poderia ser um meio para, mas não é.

Gostei dos vídeos. Gente desligada dos interesses politica, e que conhecem bem a problemática do médio oriente.


As tuas interrogações são as minhas também.

Um beijo

Terpsichore Diotima (lusitana combatente) disse...

AS ultimas guerras do médio oriente não são de forma nenhuma por petróleo - mas sim pelo lucro de vendas, e por poder.

É preciso um esquema especial para ter a Europa sob comando, e poder mandar em tudo.

Trata-se de reduzir o poder da Europa - continental.

Trata-se de conseguir uma guerra e estado de perigo entre Europa e Islão.

Beijinho

Mié disse...

Xiiiiii!!!!

erros de teclado...:)


1ª parágrafo- 3ª linha - portanto

3ª parágrafo- 1ª linha - políticos

:)

beijo amigo

Bom fim de semana

Regresso ao futuro

Muitas vezes, diz-se: nunca regresses a um lugar onde já foste feliz. Mas como não procurar todos os lugares que nos parecem compatíveis com...