segunda-feira, 28 de abril de 2008

Meredith Monk


Meredith Monk: compositora, cantora, coreógrafa, autora de nova ópera, peças de teatro musical, filmes e instalações.

Do ponto de vista pessoal, o que posso acrescentar acerca dela é que se trata de uma senhora que encanta pela sua transbordante simpatia e simplicidade. E acrescento ainda: pelo que pude conhecer até agora do seu trabalho, considero-o verdadeiramente interessante e muito curioso; sério, divertido e apaziguador de todas as guerras; calmante, relaxante, inovador e abrangente.

Em 1978, formou Meredith Monk & Vocal Ensemble. Com artistas excelentes, ampliou as formas musicais que se propõe explorar e desenvolver.



Alguns factos interessantes acerca do trabalho de Monk (entre muitos outros que poderiam ser assinalados...) :
- Procura explorar a voz como uma linguagem eloquente em si e per si;
- Foi proclamada como "um mago da voz" e "um dos compositores mais cool da América";
- A sua música foi ouvida em vários filmes, tais como La Nouvelle Vague de Jean-Luc Godard e The Big Lebowski de Joel and Ethan Coen;
- Em Outubro de 1999, Monk cantou Vocal Offering para Sua Santidade, o Dalai Lama como parte integrante do Festival Mundial de Música Sagrada em Los Angeles. (...)

Alguns elementos do
Vocal Ensemble:

Theo Bleckmann - vocalista e compositor, actuando no universo do jazz e da música contemporânea. Trabalhou com músicos e compositores como Meredith Monk, Anthony Braxton, Mark Dresser, Dave Douglas, Philip Glass e Sheila Jordan. Interpretando o gangster Dutch Schultz, andou em digressão pela Holanda com The True Last Words of Dutch Schultz, uma nova peça de teatro musical para si criada em colaboração com a realizadora Valeria Vasilevski e o compositor Eric Salzman. Como vocalista convidado, colaborará no próximo CD de Sheila Jordan "Jazzchild", com o Steve Kuhn Trio.

Katie Geissinger - tem trabalhado com Meredith Monk desde 1990, tendo sido aclamada pela crítica pelas suas performances na ópera ATLAS. Actuou na digressão mundial de Einstein on the Beach de Philip Glass e Robert Wilson. Trabalhou com artistas contemporâneos tais como Peter Sellars, Anthony Davis, Lois Vierk, Anita Feldman, John Kelly e Michael Gordon. Cantou na banda sonora de "Kundun" de Philip Glass. É membro fundador do trio vocal feminino Cascabel.

Allison Sniffin - multi-instrumentista, vocalista e compositora. É intérprete regular de Meredith Monk & Vocal Ensemble. Em Nova Iorque actuou com NeWorks, NewBand, Music Under Construction, The Galatea Ensemble e vários outros agrupamentos musicais. As suas composições receberam subsídios pela Guild "Meet the Composer and Concert Artists".

Uma pequena amostra desta música tão especial...




5 comentários:

Mié disse...

também gosto.

Conheci-a nos anos 80, e ouvi-a muito.

Muito interessante a sua forma de expressão.

Um beijo

manhã disse...

também gosto, muito!Por ser única, por abrir um pouco mais a dimensão vocal e por nos dar atmosferas estranhas, raras.

Anónimo disse...

lindíssima esta música, ana paula. de uma serenidade e liquidez incríveis! gostei muito de conhecer. obrigada e um grande beijinho.

Ricardo António Alves disse...

Excelente post.

isabel mendes ferreira disse...

digo que:


vou proibir este BLOG!!!!
vou e vou e vou e prontoS.


por tamanha beleza qualidade e uma estranha :) forma de ser entranhável.

disse!


no entretanto deixo beijos.

Regresso ao futuro

Muitas vezes, diz-se: nunca regresses a um lugar onde já foste feliz. Mas como não procurar todos os lugares que nos parecem compatíveis com...