terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Futuro e Realidade Aumentada

De vez em quando, aparecem umas notícias interessantes, tanto mais na medida em que se referem ao que se faz de inovador no nosso país.





Por trás de tudo isto, está uma tecnologia designada por Realidade Aumentada (RA). Esta, enquanto conceito, envolve toda uma reflexão, parece-me. Para lá dos aspectos práticos da sua utilização, a nossa vivência da realidade tende a transformações profundas. Para já, poderemos sentir os estímulos com muito mais impacto - todo o nosso mundo tende a ser "aumentado". O futuro dirá dos restantes caminhos...
A RA mostra, desde já, inúmeras aplicações possíveis e interessantes. Por enquanto, ainda parece algo rudimentar e uma espécie de brincadeira, pelo menos em certos casos. Mas, em breve, as consequências reais serão muito mais sérias. Estamos, sem dúvida, no século XXI.


A RA na revista Esquire






Mais informação sobre a RA Aqui


11 comentários:

vbm disse...

É interessante que a tecnologia busque replicar aquilo que os sentidos de modo natural proporcionam ao vivente.

Na verdade, o que vemos, ouvimos, tocamos compõe-se no cérebro numa construção imagética de que conseguimos extrair as consequências úteis à existência. É uma bela imbricação dos sentidos, o instinto e o habitat.

Na tecnologia, o efeito será interessante e restrito ao que se conhece, tal como na natureza, a aptidão é conforme não à realidade multíplice do universo mas ao habitat que sustenta o vivente.

A disse...

Olá, Ana Paula! :)

Felicito-a pela divulgação.
A realidade parece cada vez menos "real", no sentido em que a matéria, a substância tangível,vai progressivamente desaparecendo.
O concreto reduz-se sempre mais e mais.

Miguel Gomes Coelho disse...

Diria uma minha tia velha:
-Isto é bruxaria...
Já nada me espanta no futuro.
Um abraço.

partilha de silêncios disse...

Olá Ana Paula

É verdade, assim caminha o nosso mundo ! depende de nós acompanhar ou não.
De uma forma simples, a Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado ao real, possibilitando maior interacção e abrindo uma nova dimensão na maneira como nós executamos tarefas, ou mesmo as que nós incumbimos às máquinas. Assim, se você pensava que objetos pulando para fora da tela eram elementos de filmes de ficção científica, está na hora de mudar seus conceitos. Aliás, o que acontece com a Realidade Aumentada é o contrário: você pulará para dentro do mundo virtual para interagir com objetos que só estão limitados à sua imaginação.

Vamos ver !!
bjs

Manuela Freitas disse...

Olá Ana Paula,
A tecnologia é fascinante e assustadora!?...
Sofro de iliteracia tecnológica, vejo-me sempre com problemas de adaptação e quando pego num manual de informações de utilização...é um confronto com a minha estupidez!!! Assim me sinto!...
Beijinhos,
Manuela

Diogo C. disse...

Blog interessante.

Benjamina disse...

olá Ana Paula
Amiga poderosa, tenho um selinho para si lá no Armazém de Pedacinhos.
Beijinhos

Ricardo António Alves disse...

RAA, realidade altamente aumentada :|

eduarda disse...

Olá Ana Paula
Estamos em permanente desenvolvimento (...mutação...)!
Onde chegaremos?
A que realidade?
Um abraço
Eduarda

via disse...

vou dizer um lugar comum: as invenções tecnológicas ocupam demasiado tempo e espaço. a minha posição actual é: desamparem! bjo

Ana Paula Sena disse...

Muito obrigada a todos pela partilha destas novidades que encontrei interessantes, sendo ou não aficcionados das novas tecnologias.

Eu, confesso, raramente resisto à curiosidade que me despertam.

Assinalo ainda com muito gosto o sentido de humor do RAA :))))

Abraços a todos.

Regresso ao futuro

Muitas vezes, diz-se: nunca regresses a um lugar onde já foste feliz. Mas como não procurar todos os lugares que nos parecem compatíveis com...